terça-feira, 15 de junho de 2010

Quem São os Fariseus?



“Eles me Conhecem desde do principio e, se o quiserem,podem  testificar que, conforme a mais severa seita da nossa religião ,vivi fariseu”
                            ATOS 26:5


Eu estava pensando nesta semana, temos mania de chamar pessoas que são muito santarrão, ou se acha acima do bem ou do Mal, de Fariseu, como estou lendo um Livro sobre a Vida Paulo, onde nós sabemos que Paulo Perseguia antes da  sua conversão os Cristão e tanto que participou do Apedrejamento de Estevão, e estudou na escola de Gamaliel, um grande Mestre do Judaísmo,  quando Paulo disse para O rei Agripa em Atos 26, ele define o Farisaísmo, como a mais severa da seita, pela forma que eles levavam a Lei de Moises, para definir um fariseu apenas em Uma Frase podemos Dizer assim:  Aquilo que para você é detestável, não o faça aos outros.
Quem são os Fariseus? Eles Sã Mencionados, primeira  vez , com esse nome em meados do segundo século A.C , na época  havia três escolas  de pensamento  entre os judeus, fariseus ,os Saduceus e os essênios, dos quais  estes últimos eram adeptos rígidos da predestinação  e os Saduceus insistiam  que todas as coisas aconteciam de acordo com livre arbítrio de cada um,enquanto os Fariseus ocupavam uma posição intermediaria  que abria espaço para a Predestinação divina e a escolha humana.
A Designação  Fariseus deriva da Raiz Hebraica  e araimaca que significa separados. Muitos entendem  que eles receberam esse nome,por terem se afastado da aliança  com os asmoneus , mas talvez o sentido seja mais geral indicando  sua Política de separação total de tudo o que poderia trazer impureza  moral ou cerimonial, essa separação era o outro lado da santidade a que eles se sentiam especialmente chamados. A Devoção apaixonada desse povo a lei do seu Deus é ilustrada muito bem no Salmos 119,composição de alguém que suportou dificuldades e perseguições por causa da sua lealdade  aos testemunhos. As Fariseus  tomavam muito cuidado para guardar  a Lei de Sábado  e as restrições de alimentos ,em seu estudo da lei, eles elaboraram um conjunto  de interpretações  e aplicações que com tempo adquiriu uma validade igual a lei escrita e sua origem . O Propósito  dessa lei Oral a tradição dos anciãos  como é chamado no Evangelho  (MC 7:5) era adaptar as prescrições antigas as situações obsoletas e impraticáveis. Havia diferentes escolas de interpretação  entres os Fariseus , mas todos concordavam  com a necessidade de aplicar a Lei escrita  nos termos da Lei Oral.
Nos Primórdios da era Cristã havia  duas escolas  principais  de interpretação legal fundadas  respectivamente  Por Shammai e Hillel. A Escola de Shammai  tradicionalmente  é atribuída  uma interpretação  mais rígida  do que a Escola  de Hillel, não apenas na aplicação  das leis individuais , mas também na postura em relação a lei como um todo.